BRASÃO DA FAMÍLIA TÁVORA - Origem e nobreza dos Távoras

BRASÃO DA FAMÍLIA TÁVORA






ORIGEM E NOBREZA DOS TÁVORAS

A Casa de Távora foi uma das mais ilustres casas nobiliárquicas portuguesas. O apelido Távora, utilizado pelos membros desta família, deriva do Rio Távora, em Trás-os-Montes, um afluente do Rio Douro, e de uma vila ribeirinha com o mesmo nome. A família dos Távoras tem origens antiqüíssimas, que remontam a um dos filhos de Ramiro II, Rei de Leão. O primeiro Senhor de Távora foi Rozendo Hermingues, um nobre hispânico que viveu no final do século XI. O apelido ou nome de família, Távora, surgiu com Pedro Ramirez, um castelhano que foi o 6º senhor de Távora. Quando nasceu o seu filho, Lourenço Pires de Távora (1320), deixou de existir a designação "Señor de Távora", título castelhano e "Távora" passou a ser apelido. Já o neto de Pedro Ramires, homônimo de Lourenço Pires de Távora (1350), tinha o título de "8º Senhor de Távora", um título português por mercê do Rei D. Pedro I de Portugal. O filho primogênito de Lourenço Pires de Távora chamou-se Álvaro Pires de Távora (1370), e foi o 1º Senhor do Mogadouro, por mercê do Rei D. Fernando I. É curioso que os marqueses de Távora descendam de Lourenço Pires de Távora sempre pelos filhos varões.

A família Távora tornou-se poderosa e se integrou com a aristocracia portuguesa, sendo todos os marqueses, descendentes de D. Afonso Henriques. Essa descendência originou-se com o casamento do 2º senhor do Mogadouro, Álvaro Pires de Távora, com D. Inês da Guerra e, até o casamento do último marquês, Luis Bernardo de Távora, 4º marquês de Távora, todos os matrimônios dos filhos varões dos Távora foram realizados com descendentes de D. Afonso Henriques. Desde o século XIV até a execução de quase todos eles, na fatídica data de 13 de janeiro de 1759 em Santa Maria de Belém em Lisboa, os Távora acumularam títulos e morgados e reuniram patrimônio, poder e influência, chegando ao século XVIII como uma das mais poderosas e ricas famílias de nobres portugueses. Os Távoras, quando da morte do 4º marquês, tinham a si associados o Condado de S. João da Pesqueira e o Marquesado de Távora, além das relações com os Condes de Alvor, com os Condes da Atouguia e tantas outras famílias nobres. E foi a sua história de aristocracia e poder que levou a despertarem tantos ódios e inimigos.

4 comentários :

Ceccacci disse...

Gostaria de saber qual dos Tavoras veio fugido para Minas Gerais Brasil
para não ser morto pelo Reis
ele se chamava Lourenço Tavora

milton lorena disse...

A informação que você procura se encontra aqui:

http://www.santuariodocaraca.com.br/peregrinacao/serra_caraca.php

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual foi o primeiro Tavora a chegar no Ceará

milton lorena disse...

Não somos especializados em Távoras e nosso interesse é apenas no que se refere às suas relações com os Lorena. Sugiro você fazer uma visita ao endereço já publicado acima. Taivez a resposta esteja ali.