OS LORENA EM APARECIDA - Uma família aparecidense

OS LORENA EM APARECIDA

Como tantos que vieram, ficaram e contribuíram, cada qual a seu modo, para a edificação do majestoso Santuário em que se tornou a cidade de Aparecida, os Lorenas também, um dia, ali aportaram e, com o seu dom para as artes e, em particular, com a sua música, foram os artífices de um valiosíssimo patrimônio cultural, essencialmente ligado à história e às tradições do município.


A VIDA CULTURAL DE APARECIDA E A CONTRIBUIÇÃO DOS LORENAS

FONTE: Recorte do texto original do PROFESSOR GUIDO MACHADO BRAGA – Supervisor da Divisão de Cultura da Prefeitura de Aparecida.

“Aparecida sempre teve um potencial artístico muito forte. Foram inúmeros os artistas que brilharam no cenário cultural aparecidense. Foi na música que a cidade mais se destacou. Aparecida já teve magnífica orquestra que, sob a regência do Maestro Benedito Júlio Barreto, abrilhantava as festas da cidade. Nas missas solenes, nas comemorações do aniversário da cidade e nos festejos religiosos da Basílica de Nossa Senhora, a orquestra estava presente, ora interpretando clássicos da música universal, ora acompanhando o também magnífico Coral da Igreja de Nossa Senhora. Daquela época podemos destacar os violinos de José Júlio Barreto, Isaac Lorena e Belmiro Bustamante. O imponente órgão de tubos, proveniente da Alemanha, magistralmente tocado pelas mãos sensíveis de D. Conceição Barreto enchia a nave da igreja com o seu belíssimo som. A compositora e cantora D. Maria Annunciação Lorena mostrava a sua bela voz nos solos, tanto nos hinos religiosos como nas composições de sua lavra. Do coral ainda faziam parte cantores excelentes como D. Lourdes Amaral, irmãs Freitas, Beatriz Prado, Maria Mendes, Ivone, Celeste Teixeira, Engrácia e Rita Lorena e a maravilhosa voz de D. Maria Conceição Jacob de Lorena. A orquestra, regida pelo Maestro Barreto, era composta de músicos de primeira qualidade. Sobressaia o som pungente do saxofone do Sr. Oscar Lorena, autor de inúmeras marchas e dobrados que, sob sua regência, eram executadas pela Corporação Musical "Aurora Aparecidense". A Família Lorena que, juntamente com a família Barreto compunha a orquestra e coral da Basílica de Nossa Senhora, teve uma vida dedicada à música. Seu predecessor, Randolpho José de Lorena, era compositor sacro de raríssimas qualidades. Dos poucos compositores sacros existentes no Brasil, ele teve um especial destaque por 02 missas que compôs, para Nossa Senhora e para o Divino Espírito Santo, hoje sendo restauradas pelo Maestro Bacarelli, num resgate de suma importância para a musicografia sacra brasileira. As vozes masculinas do Coral de Nossa Senhora eram apresentadas por Sinhô, Benjamim Arantes Filho, Benedito de Oliveira, José Batista de Souza, José Teixeira Barreto, também violinista, Manoel Ignácio de Moraes, Orlando Menezes, José Randolfo (Juca) Lorena, Ângelo Lorena e outros muitos que cantavam as glórias de Nossa Senhora. A Corporação Musical "Aurora Aparecidense" sempre esteve presente nos momentos mais importantes da vida da cidade. Com mais de cem anos de existência participou de todos os eventos sociais, religiosos, políticos e culturais de Aparecida e está sendo reativada, para a alegria dos aparecidenses.”




UMA FAMÍLIA APARECIDENSE



O MESTRE-CAPELA


RANDOLPHO JOSÉ DE LORENA

Soledade de Itajubá-MG   *18-02-1843

Aparecida-SP   †20-09-1913

Randolpho José de Lorena, foi admitido em 1899, como Mestre-Capela da Igreja de N.S. Aparecida, onde encontrou a estabilidade profissional necessária para construir e consolidar sua obra. Músico notável, toda a sua vida foi dedicada à sua arte, por ela lutou, sofreu e venceu. Seu legado é o patrimônio de um grande artista, maestro e compositor de refinada verve, como poucos, na história da Música Sacra no Brasil.




OSCAR RANDOLPHO LORENA

Cachoeira Paulista   *15-01-82  

Aparecida  †04-05-62

Oscar Randolpho, filho de Randolpho José de Lorena, nascido em 1882, em Cachoeira Paulista, transferiu-se com seu pai para Aparecida, radicou-se, casou-se com Maria Benedicta Barreto e constituiram família, criando uma luminosa geração de artistas e músicos que marcou profundamente uma época.

Veja o perfil: OSCAR RANDOLPHO LORENA





IMAGENS DE UMA FAMÍLIA APARECIDENSE


OSCAR RANDOLPHO, MARIA BENEDICTA E FILHOS


Ângelo Benedicto, Júlio Maria, José Randolpho, Randolpho José, Maria Benedicta, Oscar Randolpho, Maria Annunciação, Engrácia de Jesus, Maria do Carmo, Helena de Jesus e Rita de Cássia.



OS FILHOS DE OSCAR RANDOLPHO LORENA


Uma geração de talentos.


Oscar Randolpho Lorena, fértil compositor e brilhante instrumentista ao saxofone, teve em seus filhos, a feliz manifestação do peculiar talento musical característico dos Lorenas.



MARIA ANNUNCIAÇÃO LORENA

*25-01-1907     †01-01-1996

Maria Annunciação Lorena, organista, cantora e grande compositora; nascida em Aparecida, filha de Oscar Randolpho Lorena, era neta do Maestro Randolpho José de Lorena, personalidade ímpar entre os seus descendentes. Privilegiada pelo avô, em seu primeiro ano de vida, com a composição de uma belíssima missa em sua homenagem, revelou-se portadora de uma musicalidade cheia de graça, manifestada com incomparável talento.




ENGRÁCIA DE JESUS LORENA

*17-04-1908     †25-12-1990

Virtuosa violinista e cantora.

RANDOLPHO JOSÉ DE LORENA

*08-07-1910     †23-09-1998

Randolpho José de Lorena, tocou todos os instrumentos da banda, além de excelente flautista, foi um grande compositor; filho do Maestro Oscar Randolpho Lorena, neto do Mestre Randolpho José de Lorena, nasceu e viveu em Aparecida. Como um legítimo herdeiro da musicalidade de sua família, deixou para a posteridade a brilhante contribuição de seu indiscutível talento.




MARIA DO CARMO LORENA

†1988

Organista e pianista.



PADRE ISAAC BARRETO LORENA

* 1914    †1998

Escritor e poeta, regente e compositor.




HELENA DE JESUS LORENA

*1916    †2001

 

JOSÉ RANDOLPHO DE LORENA

*05/05/1917    †24/06/2000

José Randolpho (Juca), cantor e executante de todos os instrumentos
de banda, além de flauta e contrabaixo de cordas.




RITA DE CASSIA LORENA

Excelente cantora.




JÚLIO MARIA LORENA

*1920   †1951



ÂNGELO BENEDICTO LORENA

†1997

Uma voz privilegiada.




DESTAQUE ESPECIAL

MARIA CONCEIÇÃO JACOB DE LORENA

Cantora aparecidense de voz extraordinária, integrou-se à família Lorena pelo matrimônio com Randolpho José, neto do mestre-capela Randolpho José de Lorena. Permanecem através dos tempos, a lembrança de sua doce presença e os ecos de seu incomparável canto.



Maria Conceição com o esposo, Randolpho José e a filha, Maria da Graça.


2 comentários :

Anônimo disse...

Adorei entra no site e fazer uma visita ao pasado, é como se eu estivese la com nossos antepasados tão ILUSTRES, e saber de nossas origens e nosso pasado, lindo e de conquistas aqui naste país maravilhoso que é o BRASIL.

Meus agradecimentos

SANDRO DE LORENA

suo de GUARANTÃ DO NORTE -MT BRASIL.

milton lorena disse...

Seja bem vindo e esteja sempre conosco Sandro, afinal, você também é parte dessa história. Se não me engano, os Lorenas de Mato Grosso descendem do ilustre Conde de Sarzedas. Gostaria muito se pudessemos trocar mais informações. O meu e-mail está à sua disposição. Abraços
Milton