ENGRÁCIA LORENA


ENGRÁCIA LORENA
Aparecida
*17-04-1908     +25-12-1990


Nasceu no dia 17 de Abril de 1908 e faleceu no dia 25 de Dezembro de 1990, na cidade de Aparecida.
Segunda filha dentre os 12 filhos do casal Maria Benedicta e Oscar Randolpho Lorena, Engrácia Lorena foi contemplada com o dom da Música - peculiaridade hereditária, também presente entre todos os seus irmãos.

A Arte Musical, vivenciada diariamente em família e no culto religioso a Nossa Senhora, favoreceu-lhe o entendimento, a cumplicidade e a intimidade com a linguagem sonora.

Engrácia viveu em ambiente polifônico, onde vozes e instrumentos de diferentes timbres, soavam em solo ou em grupo, tendo por base sólido estudo teórico.

Formou–se, destarte, musicista que “vencia Música” – expressão que, ao gosto da época, tinha o amplo significado de competência!

Engrácia Lorena era violinista e, como tal, participava da orquestra em família, bem como, do coro e da orquestra da Basílica de Nossa Senhora Aparecida que, sempre piedosa e brilhante, acompanhava o ofício religioso.

Contralto – o registro de sua voz – era firme referência para os outros cantores, do mesmo naipe, e uma tranqüilidade para o regente.

A harmonia musical dos Lorena, que também se refletia no “modus vivendi” familiar, encontrou em Engrácia elemento enobrecedor. O temperamento equilibrado, bom, generoso e alegre era ímã que aproximava os adultos e agradava às crianças.

Engrácia Lorena, junto aos seus pais e irmãos, com garbo, foi nota harmoniosa e imprescindível na composição de um acorde perfeito, que ressoou, imponente, na formosura cultural, social e religiosa, em dourados tempos de nossa Aparecida.





Imagem e Texto por:
Maria da Graça Jacob Lorena
Edição e publicação:
Milton Lorena










3 comentários :

maria regina disse...

Sou Maria Regina Jacob de Lorena, bisneta de Randolpho José de Lorena, filha de Randolpho josé de Lorena e Maria Conceição Jacob de Lorena.

Ha muito penso em deixar , aqui, um comentário, enfatizando o trabalho abençoado, perfeito, pértinente e justo. que coloca a arte e o espírito dos Lorena ao alcance de um maior número de pessoas.

De fato, como descendente de tão bonita família, pude vivenciar e nutrir-me dos dons com os quais foi contemplada - além do dom da arte, também os da nobreza e da retidão de caráter, que nos indicaram o caminho que devíamos seguir.

Deixo aqui minha gratidão a todos e, a voce, milton, a minha admiração e o meu carinho, por proporcionar-nos a satisfação de vermos resgatada a grande herança dos Lorena.

Maria Regina

Maria da Graça disse...

Querido Milton

Nem todos são capazes de simplesmente, deixar - se levar pelo fluxo do tempo. Alguns têm que parar, e recolher o que foi ficando pela margem do rio.
Isso é o que você está fazendo, querido primo. Com a sua arte e dedicação, você procura recolher as muitas pérolas deixadas pelos nossos antepassados, que enfeitaram tantas páginas de nossa história.

parbéns e.continue
Maria da Graça

milton lorena disse...

Queridas primas!

Muito obrigado pelo incentivo e pelo carinho.
Ser um agente de divulgação da nossa música e dos nossos grandes artistas é uma honra, muito maior do que me cabe por merecimento. Estarei sempre grato e feliz, enquanto me confiarem tão nobre missão.