ENGRÁCIA LORENA
Aparecida
*17-04-1908 +25-12-1990
Nasceu no dia 17 de Abril de 1908 e faleceu no dia 25 de Dezembro de 1990, na cidade de Aparecida.
Segunda filha dentre os 12 filhos do casal Maria Benedicta e Oscar Randolpho Lorena, Engrácia Lorena foi contemplada com o dom da Música - peculiaridade hereditária, também presente entre todos os seus irmãos.
A Arte Musical, vivenciada diariamente em família e no culto religioso a Nossa Senhora, favoreceu-lhe o entendimento, a cumplicidade e a intimidade com a linguagem sonora.
Engrácia viveu em ambiente polifônico, onde vozes e instrumentos de diferentes timbres, soavam em solo ou em grupo, tendo por base sólido estudo teórico.
Formou–se, destarte, musicista que “vencia Música” – expressão que, ao gosto da época, tinha o amplo significado de competência!
Engrácia Lorena era violinista e, como tal, participava da orquestra em família, bem como, do coro e da orquestra da Basílica de Nossa Senhora Aparecida que, sempre piedosa e brilhante, acompanhava o ofício religioso.
Contralto – o registro de sua voz – era firme referência para os outros cantores, do mesmo naipe, e uma tranqüilidade para o regente.
A harmonia musical dos Lorena, que também se refletia no “modus vivendi” familiar, encontrou em Engrácia elemento enobrecedor. O temperamento equilibrado, bom, generoso e alegre era ímã que aproximava os adultos e agradava às crianças.
Engrácia Lorena, junto aos seus pais e irmãos, com garbo, foi nota harmoniosa e imprescindível na composição de um acorde perfeito, que ressoou, imponente, na formosura cultural, social e religiosa, em dourados tempos de nossa Aparecida.
Imagem e Texto por:
Maria da Graça Jacob Lorena
Edição e publicação:
Milton Lorena
3 comentários :
Sou Maria Regina Jacob de Lorena, bisneta de Randolpho José de Lorena, filha de Randolpho josé de Lorena e Maria Conceição Jacob de Lorena.
Ha muito penso em deixar , aqui, um comentário, enfatizando o trabalho abençoado, perfeito, pértinente e justo. que coloca a arte e o espírito dos Lorena ao alcance de um maior número de pessoas.
De fato, como descendente de tão bonita família, pude vivenciar e nutrir-me dos dons com os quais foi contemplada - além do dom da arte, também os da nobreza e da retidão de caráter, que nos indicaram o caminho que devíamos seguir.
Deixo aqui minha gratidão a todos e, a voce, milton, a minha admiração e o meu carinho, por proporcionar-nos a satisfação de vermos resgatada a grande herança dos Lorena.
Maria Regina
Querido Milton
Nem todos são capazes de simplesmente, deixar - se levar pelo fluxo do tempo. Alguns têm que parar, e recolher o que foi ficando pela margem do rio.
Isso é o que você está fazendo, querido primo. Com a sua arte e dedicação, você procura recolher as muitas pérolas deixadas pelos nossos antepassados, que enfeitaram tantas páginas de nossa história.
parbéns e.continue
Maria da Graça
Queridas primas!
Muito obrigado pelo incentivo e pelo carinho.
Ser um agente de divulgação da nossa música e dos nossos grandes artistas é uma honra, muito maior do que me cabe por merecimento. Estarei sempre grato e feliz, enquanto me confiarem tão nobre missão.
Postar um comentário