O MESTRE-CAPELA RANDOLPHO JOSÉ DE LORENA


O MESTRE-CAPELA

MAESTRO RANDOLPHO JOSÉ DE LORENA

(Soledade de Itajubá-MG *18-02-1843 - Aparecida-SP +20-09-1913)


Randolpho José de Lorena, filho de Francisco José de Lorena e Leopoldina Rosa de Faria, nasceu em Soledade de Itajubá e casou-se com Justina Augusta Barbosa. Foram pais de 3 filhos, José Randolpho Lorena, Oscar Randolpho Lorena e Maria Piedade Lorena.

O Arraial de Nossa Senhora da Soledade de Itajubá (Delfim Moreira), no sul de Minas Gerais, surgiu quando, durante a corrida do ouro, o bandeirante Miguel Garcia Velho alí se estabeleceu, por volta de 1703. Como o garimpo nas minas de Itagybá foi efêmero, a mineração logo foi abandonada e os habitantes tiveram que se arranjar com a agricultura e a pecuária. Povo laborioso, mas de minguados recursos, o arraial em desfavorável localização, não prosperou. E, tendo-se decidido pela criação de um novo povoado em 1819, agravou-se ainda mais sua estagnação. Nesse cenário, muitas famílias deixaram a região e, provavelmente, em busca de melhores condições de sobrevivência, o nosso Randolpho migrou para o Vale do Paraíba junto com seus pais. Há registros de sua presença em Silveiras, onde foi professor de música, em Lorena, onde nasceu seu filho José Randolpho em 1876 e onde, segundo a Gens Lorenensis  de Gama Rodrigues, foi mestre da banda de música "Orfelina Lorenense" e, em Cachoeira Paulista, onde nasceu seu segundo filho, Oscar Randolpho em 1882. Os tempos eram duros mas, obstinado em viver da sua arte, Randolpho a ensinava aos filhos que já revelavam, também, grande talento. E conta-se que, nos momentos de maior dificuldade, reunia a família e punham-se todos a tocar, solidários e contentes. Em outra passagem, quando submetido a rigoroso teste de aptidão para o título de maestro por uma banca de examinadores vindos de São Paulo, executou com perfeição uma peça dificílima, “à primeira vista” e, orgulhoso que era de seu conhecimento musical e do próprio talento, ante o assombro de todos teria dito: “pois, os Senhores saibam que, Eu toco!” Mais tarde, contratado como Mestre de Capela da Basílica de N.S. Aparecida, mudou-se para aquela cidade, onde encontrou a estabilidade necessária para construir e consolidar sua obra. Randolpho José de Lorena, músico notável, dedicou toda sua vida à sua arte e por ela lutou, sofreu e venceu. Seu legado é um patrimônio de grande artista, maestro e compositor de refinada verve, como poucos, na história da música sacra no Brasil.
Maria da Graça Jacob Lorena, bisneta de Randolpho, pianista e professora de música, residente em Aparecida, correspondendo-se com o professor e maestro Régis Duprat, recebeu o seguinte e-mail, do qual transcrevemos alguns trechos.


De: Regis Duprat [mailto:reduprat@usp.br]
Enviada em: sexta-feira, 10 de agosto de 2007 LOGAN___YOUR COMANDER___10:00
Para: mgraca.lorena@itelefonica.com.br

Minha prezada Maria da Graça
Defronto-me pela primeira vez com as composições e as partituras de Randolpho e nao é tarefa simples. Eu fico imaginando aqui o que não seria ouvir Randolpho numa gravação profissional "comme il faut", como dizem os franceses...
...pude vislumbrar a figura de um compositor de grande força dramática, de originalidade e diversidade na escolha dos elementos expressivos das diversas situações litúrgicas que não deixam de ser, todas, de caráter afetivo e humano.
Notei também um domínio dos recursos corais e orquestrais só presentes num compositor de sólida formação musical e portanto, pertencente a uma estirpe, a uma linhagem que lhe antecede e da qual recebeu o manuseio daqueles recursos que são ao mesmo tempo técnicos e afetivos. Percebe-se a mão, não do curioso amador, mas do profissional da linguagem sonora que não fica aquém nem vai além das medidas certas, e jamais ultrapassa as soluções do bom gosto, dominando com naturalidade e fluência o discurso musical.
...tudo indica que vc tem nas mãos um lindo tesouro que não pode ser oferecido à nossa cultura senão com empreendimentos de alta qualidade técnica e artística. Não importa quanto dure chegar lá, ...a obra de seu ancestral ilustre jamais será reconhecida se não ganhar as roupagens indispensáveis e à altura da sua grandeza. Precisamos trocar idéias sobre como alcançar esses objetivos que não são fáceis nem factíveis sem uma programação a médio e longo prazo, dada a complexidade das etapas que um projeto desses implica.
...quero ter uma compreensão mais precisa e clara das técnicas e do estilo de Randolpho José de Lorena e, quem sabe, colaborar de alguma forma, ainda que modesta, para que ele tenha lugar assegurado e merecido no Panteon dos nossos grandes músicos.
Um grande abraço, muito grato,
Régis Duprat


“O Professor Dr. Régis Duprat, carioca de nascimento e radicado em São Paulo, é um dos maiores nomes da musicologia brasileira de todos os tempos. Graduado em história pela FFCLH-USP (1961), tornou-se doutor em musicologia histórica pela UNB (1966). Foi docente do Departamento de Música do ICA-UNB em Brasília (1964-1968), de Pós-graduação em História da UFF em Niterói (1978-1980), do IA-UNESP em São Paulo (1980-1997), professor titular da UNESP e da USP e do Departamento de Música da ECA-USP, em São Paulo (1997-2001). Desde 1993 é sócio honorário da Sociedade Brasileira de Musicologia, e, desde 1994, membro eleito da Academia Brasileira de Música e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.“


Texto em recorte, do Professor Guido Machado Braga – Supervisor da Divisão de Cultura da Prefeitura de Aparecida. http://www.citybrazil.com.br/sp/aparecida/cultura.htm
“A família Lorena ...compunha a orquestra e coral da Basílica de Nossa Senhora, teve uma vida dedicada à música. ..., Randolfo José de Lorena, era compositor sacro de raríssimas qualidades. Dos poucos compositores sacros existentes no Brasil, ele teve um especial destaque por 02 missas que compôs, para Nossa Senhora e para o Divino Espírito Santo, hoje sendo restauradas pelo Maestro Bacarelli, num resgate de suma importância para a musicografia sacra brasileira.”


Randolpho José de Lorena e os filhos: 
(à esquerda) Oscar Lorena e José Randolpho Lorena (à direita)
(abaixo) sua filha: Maria Piedade Lorena.




Justina Augusta de Lorena  
(esposa do maestro Randolpho José de Lorena) 
                        






Ative os players para ouvir ou clique nos links para download:

PARTITURAS DA MISSA DA COROAÇÃO DE N.S.APARECIDA

http://www.4shared.com/zip/4t9Uz7kC/Partituras_da_Missa_da_Coroaca.html

Missa do Espírito Santo, executada pelo Maestro Baccarelli, com orquestra e coral no recinto da Basílica Velha de Aparecida, em gravação de 1992.



Registro histórico da Missa da Coroação, de autoria do Mestre de Capela da Basílica de Aparecida (1899/1913) Maestro Randolpho José de Lorena. Composta para a coroação da Senhora Aparecida em 08-09-1904, foi restaurada e reapresentada em 08-09-2004, com a Orquestra e Madrigal Silvio Baccarelli, no recinto da atual Basílica por ocasião da comemoração do centenário da coroação.

 







AVE MARIA, composição do maestro Randolpho José de Lorena interpretada pelo Coral Maria de Nazareth, da cidade de Lorena.




ACERVO MUSICAL PARCIAL
DE
RANDOLPHO JOSÉ DE LORENA




SACRA

MISSAS:

1) ANNUNCIAÇÃO – 1908 - Kyrie, Glória, completa - Soprano, Contralto, Baixo (?), Pentagrama 4 e 5 ? partitura?

2) MISSA sem nome - partitura completa - Soprano,Contralto, tenor, Baixo,
1º/2º Violino, Flauta, 1º/2º Clarineta Mib, Insp? (Trompa?) Mib, 1º/2º Off

3) SÃO BENEDITO – completa. Soprano, Alto, Baixo, 1º/2º, 2º Violino,
1º Clarineta Mib, 2º Clarineta Sib, Flauta, Piston Do, Trompa Fá, “Baxo”

4) SANT’ANNA – completa. Soprano, Altus, Tenor, ”Baxa , 1º/2º Vilolino, Flauta,
Clarineta Do, 2ª Clarineta Sib, Piston Do, Trompa Fá, Rabecão, 1º Bacho”,
Partitura incompleta

5) 8 de DEZEMBRO DE 1910 - partitura completa, Soprano 1, Soprano 2, Altus
“Baxa” 1ª/2ª Flauta, 1ª/2ª Clarineta, 1º/2º Violino, Piston Do, Bombardino,
“Bacho”

6) DA CONCEIÇÃO APARECIDA - Completa , Soprano , Altus Tenor ,”Baxa”
1ª/2ª Clarineta Do, 1ª/2ª Clarineta Sib,1ª/2ª Trompa Mib, Piston Sib,
Tenores SIb ,1º/2º “Baxo”, Contra –basso

7) DO ESPÍRITO SANTO - 22 de Janeiro de 1904, completa
Soprano, Contraltus, Tenor, “Baxa’,1º/2º Violinos, Flauta, Clarineta Sib,
Saxofone, Sax tenor Sib, Piston Do, 1ª/2ª Trompas Mib, Bacho Mib, Basso
Parcialmente restaurada por Sílvio Baccarelli executada na Antiga Basílica de Nossa
Senhora em 1987.
Faltando Domine Deus, Qui Tollis, Cun Sancto Spíritu

8) DA COROAÇÃO - 8 de Setembro de 1904 - completa , Soprano,
Contralto ,Tenor , Baixo, 1ª/2ª Flautas, 1º/2º Violinos, 1ª Clarineta Do,
2ª Clarineta Sib, Piston Do, 2 Trompas, Basso, Contrabasso

* Restaurada pelo maestro Sílvio Baccarelli no ano de 2004
* Executada pela Orquestra e Coro Baccarelli no dia 8 de Setembro de 2004,
na Comemoração do Centenário da Coroação de Nossa Senhora.

9) LEOPOLDINA – Partitura completa, Suprano, Altus, Tenor,”Baxa”,
1ª/2ª Flautas, 1º/2º Violinos, 1ª/2º Clarinetas Sib, Clarineta Do,
1ª/2ª Trompas Fa, 1ª/2ª Trompas Do, Bacho

MATINAS:

1) DE NOSSA SENHORA – completa, Soprano, Altus, Tenor, “Baxa”
1º/2º Violinos, Clarineta Do, 2ª Clarineta Sib, Flauta, Trompas Fá,
Ophicleide, 2º “Bacho”

2) DE SANT’ANNA – 29 de Abril de 1910, Soprano, Meio Soprano,
Altus, 2º Contralto, “Baxa”, Vilolino, Flauta, Clarineta Do,
2º Clarineta Sib, Piston Do, Bombardino Do, “Bacho”

3) DA CONCEIÇÃO - partitura completa, Soprano, Altus, Tenor “ Baxa”,
1º/2º Violinos, Flauta, Clarineta Do, Ophicleide, Piston Do, Trompa Fá, Basso

TE DEUM:

Suprano, Contralto,Tenor,”Baxa”, 1º/2º Violinos, Piston Do, Trompas Do
Clarineta Do , Flauta , Bacho”
Suprano, Alto, Baxa, Flauta, 1º/2º Violinos, Clarineta Do e Sib, Piston,
Trompas Fá , “Bacho”

AVE-MARIA:

11 de Novembro de 1909 – com acompanhamento
Melodia - Violino, Flauta, Piston, Clarinetas, “Bacho’

LADAINHA:

DE NOSSA SENHORA - À Primeira Aurora do Novo Século
Suprano , Altus, Tenor, ”Baxa”, Flauta, 1º/2º Violinos, Clarineta Do, Piston
Do, Trompas Si, Contra-Basso Mib, “Bacho”

INCOMPLETAS:

1) MISSA 1º - Kyrie completo – partitura, Glória – incompleto, Tiple, Altus, Tenor,”Baxa”, 1º/2º Violinos, 1º/2º Clarinetas, Flauta, 1º/2º Piston, Trompas MIb, 1º/2º Ophicleide

2) LADAINHAS - 2 incompletas
Qui tolis (Agnus Dei), Sanctus, Benedictus
Credo, Sanctus, Agnus Dei – Suprano, Altus “Baxa“, Clarineta Do, Flauta,
2ª Clarineta Sib, 1º/2º Violinos, Trompas, Bacho


PROFANA


DOBRADOS:

1) CAMPOS SALES, Requinta, Clarineta, 1º/2º Altu MIb, 1º/2º Tenores Sib,
Piston, Ophicleide, Bombardino, Trombone, Bacho

2) PONISTA – Requinta, Tenor, 1º/2º Piston, 1º/2º Alto, Bombardino,
Bacho, Bombo,Trombone


3) BONANÇA – Requinta, 1º Piston (cópia), 2º Piston,Bombardino, 1º/2º Tenor,
1º/2º Altus, Clarineta,“Bacho” Mib, Trombone, Bombo

4) ARICANDUBA – Requinta, Piston, 1º/2º Altu Mib, 1º/2º Tenor Sib,
Bombardino, Ophicleide.

5) ZÉFIRO – Requinta, 1º/2º Altu Mib, 1º/2º Piston , Tenor Sib, Bombardino
Clarineta, Contra-baixo Mib, Trombone de canto, Contra baixo Sib

6) PIRAPORA – Requinta, Clarineta, Piston, Bombardino, 1º Altu Mib,
2º Altu Mib, Ophicleide


7) O CAPENGA – Requinta, Elecom Sib, Elecom, Mib, 1º/2º Clarineta,
1º/2º Altus, 1º/2º Tenor Sib, Piston, Barítono, Bombo


8) MADRILENO – Requinta, Clarineta, Sax Sib, 1º/2º Altus Mib, (1 cópia José S.
Oliveira) 2º Altu, 2 Bombardino (1 Cópia – Ortiz, 25/09/1908), 2º Trombone,
Baixo, Baixo Sib, (Cópia F. França 18/06/1908), Bombo


9) NÉLSON – Requinta, Clarino, Genes MIb, 1º/2º Piston, Sax Sib, Bombardino
Bacho Mib, 3ºAltu Mib, Bombo


10) MARCIAL DO SERENANDO - 4 de Julho de 1902
Requinta , 1º (Cópia) 2º Piston , Bombardino, 1º/2º Tenor, 1º/2º Altus,
Clarineta, Trombone, Bacho Mib, Bombo

11) COTTEGIPE – Requinta, Clarineta Sib, piston, Sax Tenor Sib, 1ºAltus
2º/3º Sax Altu Mib, Barítono, Elicom Mib, Bombardino, Bacho Mib, Bacho


12) FIM DE UM SONO – (resposta ao Sono Sem Fim)
Requinta , Elicom, Clarineta Sib, Sax Sib, 1º/2º Sax Mib, Barítono,
Oplhicleide, 1º/2º Piston Barítono Sib, Bombo


MARCHAS:

1) A VOLTA DE CAMPOS SALES – Marcha Militar
Requinta, Clarino, 1º/2º Piston, Sax Sib, Bombardino, 3º Altu,
Bacho Mib, Bombo


2) MARCHA NACIONAL (verso de Fim de um Sono)
Requinta, Elicom, Clarineta Sib, Sax Sib, 1º/2º Sax Mib, Barítono, Ophicleide,
Piston, Bombo

3) SUSPIRO POR ELLA – Marcha
Requinta , 1º Sax Mib, Saxofone, 2º Mib, “Baxo” Mib, Bombo

4) MARCIAL DO SERENANDO – 4 de Julho de 1902
Clarineta, Requinta, 1º/2º Altus, 1º/2º Piston,Tenor Sib, Baixo Mib,
Bombardino


ABERTURAS:


1) A BONITA – Composição para Banda Marcial
Requinta, Contra-baixo Mib, Bombardino, Trombone, Ophicleide, Piston,
1ª/2º Alru MIb, 1º/2º Tenores SIb, Clarineta, (cópia Adelaide da S. Costa –
17/02/1921) Contra baixo Mib, Saxofone (cópia), Contra-baixo Sib, (cópia Lima, 14/02/1920)

2) INDIANA
Requinta, 1º/2º Altu Mib, 1º/2º Sax Sib, Bombardino Sib, Piston, Baixo Mib,
Baixo Sib (cópia), 2º Sax Sib (cópia Adelaide da S.Costa, Bombardino, (cópia
Adelaide da S.Costa)

3) DULCE – 19 de Setembro 1901
Requinta,Clarineta, Trombone Sib (solo), 1º Sax Tenor Sib, 1º/2º Altu, Baixo Mib, Bombardino, 1º Piston, Contra baixo (cópia 8 de Março 1921) Trombone –solo (cópia)

4) SOUVENIR DE LA PATRIE
Bombo, Trombone e Basso, Clarineta Sib Cópia), Requinta (cópia), 1º Tenor,
2º Tenor Sib, 1º/2º Altu MIb, Piston Sib, Trombone Sib, Clarineta Sib (cópia), Contra-basso Mib (Cópia)

OUTRAS:

1) BATALHA – 3 de Fevereiro de 1869
1º/2º Clarineta Sib, Sax horne – Tenor - 2º tenor, Barítono, 1º/2º Piston,
1º/2º Ophicleide, Requinta, Elicom, 1º/2º Altu, 1º/2º/3º Trombone,
Bacho Sib, Contra-bacho Sib, Bombo, Pratos

2) AURORA INFANTIL - Valsa
Requinta, Tenor, Clarineta, 1º Altu, Piston, Clarineta Do, Bombardino,
Trombone, Bacho, 2º Bacho (cópia)

3) FLORES DO ARTISTA – Cavatina
Alto, Piston, 2º Piston (cópia), Clarinete Sib, 1º/2º Ophicleide, 1º/2º Sax,
Tenor Sib (cópia), Barítono Sib, Bombardão, Trombone Sib, (Cópia),
Bombo (cópia), Trombone (?), Baxo Mib (cópia Adelaide da Silva Costa -
20 de fevereiro de 1921)

4) POLACA
Requinta,1º/2ºAltu, Piston, Saxofone Mib, Ophicleide,
Bombardino, Bacho, Mib, Tenor, Baixo Sib, Bombo

ARRANJOS:

1) CAVATINA - Gema di Vergy – ópera Donizetti
Clarineta, Ophicleide , Piston Sib, 1º/2º Sax horne Mib, Requinta, Tenor Sib,
Bombardino, Bombardino Sib, Trombone, Clarinete Mib, Piston Sib,
Contra-Baixo (Cópia)

2) SANTA MARIA - Mercadante
Soprano, 1º Violino, Flauta, Clarineta Do, Bacho



Nenhum comentário :