O MAESTRO LORENA

O MAESTRO LORENA


JOSÉ RANDOLPHO LORENA

Lorena - SP *04-02-1876
Cachoeira Paulista - SP +08-08-1961


José Randolpho Lorena, filho mais velho de Randolpho José de Lorena, casou-se com Antonia Eulina Pacheco (Dudu) e foram pais de 13 filhos: Anita Lorena, Carmem Lorena (1897), Dulce Lorena (1899), Elza Lorena (1900), Nelson Lorena (1902), Áurea Lorena (1904), Ines Lorena, Jenny Lorena (1907), Ada Lorena (1908), Adila Lorena (1910), Milton Lorena (1915), Wilson Lorena (1919), Yvone Lorena (1923).
Nascido em Lorena, ainda menino, se mudou com os pais para Cachoeira Paulista, cidade que adotou como o seu verdadeiro berço, onde construiu sua descendência e viveu intensamente pelos seus 85 anos de existência. De espírito inquieto e inquiridor, era possuidor de vasta biblioteca e discorria com propriedade sobre assuntos diversos, tais como, política, religião, sociologia e história. Exímio telegrafista, ao serviço da Estrada de Ferro Central do Brasil, fez dessa profissão o suporte para a manutenção da sua numerosa prole, encontrando ainda, tempo e energia para a elaboração primorosa de um extenso acervo musical. Criou entidades carnavalescas, fundou o primeiro clube de futebol da cidade em 1907, criou a Associação Recreativa e Literária, liderou bandas de música e jazz-bands, fundou a loja maçônica local e destacou-se como uma grande personalidade, pensante e atuante, na comunidade. Em deferência ao ilustre cidadão, Maestro Lorena, como ficou conhecido, é hoje o nome da Rua em Cachoeira Paulista onde residem vários dos seus descendentes. Músico excepcional, compositor fértil e de estilo vibrante, transitando entre o popular e o erudito com o mesmo brilho, escreveu muitos tangos, mazurkas, boleros, one-steps, fox-trots, xotes, 6 valsas de concertos, 45 dobrados, entre os quais, 21 com os nomes de cada um dos Estados Brasileiros, admiráveis peças de harmonia como “Exilados”, “Prece da Meia-Noite”, “Itália Livre”, e a aplaudida “Avançada de Joffre”. Essa composição sublime, retrata com perfeição as heróicas bravuras e os ruídos de um campo de batalha, transportando a audiência para o clima emocionante e terrível do famoso episódio protagonizado pelo general francês, que evitou a iminente rendição de Paris ao poderoso exército alemão, durante a 1ª Grande Guerra. E conta-se que seu filho, Nelson Lorena, era o único a conseguir executar as altíssimas notas escritas para o trompete, que sempre precisaram ser reescritas para o clarinete, em apresentações por outras orquestras. O ser humano e sensível que era, não passou pela vida em brancas nuvens e deixou sua dor de pai registrada na composição “Duas Santas”, ao perder duas filhas, ainda pequenas, em curto espaço de tempo. Seu talento não passou despercebido dos historiadores musicais e o dobrado “Hespanha”, de 1895, abre o disco em LP, Três Séculos de Música Brasileira, Volume 4 – Dobrados, Lado A - faixa 1, com, arranjo, orquestração e regência dos irmãos Régis e Rogério Duprat, gravado em1979. De temperamento alegre e fino senso de humor, dizia sempre com a sua leveza de espírito característica: “eu não deixo para hoje, o que posso fazer amanhã!”. E assim, viveu, sofreu, amou e iluminou a todos os que tiveram o privilégio de sua companhia, deixando uma legião de amigos, admiradores e descendentes, inconsoláveis com a sua ausência.

Texto em recorte (sic) da Enciclopédia da Música Brasileira Erudita Folclórica e Popular - Art Editora Ltda. São Paulo, 1977, 1º Volume, página 427

Lorena, José Randolfo. Comp., reg. Lorena SP 4/2/1876-Cachoeira Paulista SP 8/8/1961. Desde os seis anos de idade tocava toadas nas flautinhas de bambu que ele próprio construía, e aos sete teve primeiras aulas de música com o pai, o maestro Randolpho José de Lorena, aprendendo solfejo e piano. No ano seguinte passou a tocar sax na banda do pai, e mais tarde cantava nas festas sacras, inicialmente como soprano e depois como contralto e tenor. Aos dez anos entrou para o Conservatório de Música, do Rio de Janeiro RJ, mas logo foi obrigado a abandonar os estudos, por dificuldades financeiras. Como músico do interior, atividade pouco lucrativa, teve que arranjar um emprego de telegrafista para sustentar a família. Nunca registrou suas composições que chegam a mais de 60 e incluem dobrados e a música ligeira que tocava em sua banda, além de peças inéditas.
Obras principais:
Música orquestral: Avançada de Joffre, s.d.; Carmen, s.d.; As Duas Santas, s.d.; Elza, s.d.; Os Exilados, s.d.; Geni, s.d.; Inaiá, s.d.; Prece da meia-noite, s.d.
Música sacra: Missa Meditação, s.d.; Missa Primeira, s.d.

Ative os players para ouvir as composições ou clique nos links para download: 


“HESPANHA”, dobrado de 1895, abre LP, Três Séculos de Música Brasileira, Vol. 4 – Dobrados, Lado A - faixa 1, com, arranjo, orquestração e regência dos irmãos Régis e Rogério Duprat, gravado em1979.



http://www.4shared.com/file/69672453/2f0a3484/Dobrado_Hespanha_-1895_Jose_Ra.html



"DUAS SANTAS" – composição musical em memória das filhas Ada e Ádila, falecidas com idade inferior a dois anos, entre 1908 e 1910. 



http://www.4shared.com/file/193240097/1ad79cc4/Duas_Santas_-_Jose_Randolpho_L.html



"AVANÇADA DE JOFFRE" Composição inspirada na vitória de Joffre, marechal francês, na 1ª batalha do Marne, evitando a queda de Paris sob as forças alemãs, por ocasião da 1ª Guerra Mundial. Foi apresentada pela primeira vez, para uma grande assistência, no campo de futebol de Cachoeira Paulista, em 1916, quando o maestro recebeu dos amigos uma batuta de ébano e prata com dedicatória, para a regência da "Fantasia Militar", que recria o clima de uma autêntica batalha. Na ocasião, usou da palavra o Dr. Câmara Leal, Delegado de Polícia, enaltecendo o Marechal Joffre e o compositor.



http://www.4shared.com/file/152871720/cd57e601/Avancada_de_Joffre_Ouverture_Jose_Randolpho_Lorena.html



ACERVO MUSICAL PARCIAL DO MAESTRO
JOSÉ RANDOLFO LORENA

(dados compilados por seu neto Ney Lorena)



Entre as muitas composições do Maestro Lorena, destacam-se as obras com nomes de filhos, netos e amigos; dobrados: com o nome de cada um dos 21 Estados do Brasil; países da Europa e América; composições populares de sua época e peças de harmonia.Todas executadas pela Banda "15 de Novembro", sob sua regência.



Missas: Missa 1ª e Meditação

Os Exilados
Itália Livre
Brasil
França
Espanha
Polônia
Portugal
Suissa
Bélgica
Suécia
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Paraná
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Bahia
Sergipe
Alagoas
Pernambuco
Ceará
Rio Grande do Norte
Piaui
Pará
Amazonas
Parahiba
Maranhão
Goiaz
Mato Grosso
Espírito Santo
A Avançada de Joffre
Madrilenha
Prece da Meia Noite
Carmen
Elza
Jenny
Ínes
América do Norte
Los Ursos
Paulista Jazz
Clevelândia
Duas Santas(Ada e Ádila)
Terezinha
Ada
Darwinzinho(primeiro neto)
Ave Maria
Os Democratas
432(Homenagem ao "Tiro de Guerra")
1º de Maio
21 de Abril
Vampiros
O Nefasto
Armelindo Guimarães
Lindolfo Santos
João Evangelista
Prefeito Mendes
Siqueira Campos
Carlos Varella
Sempre a Cavalo





GALERIA DE IMAGENS

(Clique sobre as fotos para ver as ampliações)





Na primeira fila, o Maestro com o seu bombardino emborcado para baixo, na ponta direita, o trompetista precoce, seu filho Nelson Lorena.






A Jazz-Band Tristezas Não Pagam Dívidas, em 1902. Sobre a estante o Jornal “O Malho”, provavelmente comentando sobre a espirituosidade do nome da corporação.



A Jazz Band Apparecidence e o músico versátil. Ao centro com seu saxofone, o Maestro Lorena, na bateria, seu filho Milton Lorena, com apenas 13 anos.



Os irmãos Juca e Oscar e a avant-garde da música Valeparaibana.



O Maestro Lorena e a prole em construção.




Mestre Maçom




A Grande Família Lorena


O Maestro Lorena comemorando seus 76 anos, em 04-02-1952.



Vô Lorena e Vó Dudu, na comemoração dos 76 anos do Maestro.


(Fotos cedidas pelo professor José Maurício do Prado/Coleção Particular) 


MEMÓRIAS DE JOSÉ RANDOLPHO LORENA







Manuscritos de José Randolpho Lorena
formatados em PPS, edição de imagens e som
por Milton Lorena.





2 comentários :

Ilo m05 kaos.... disse...

parabens maninho,seu trabalho esta maravilhoso. Voce tambem é um artista isso ficou mais que provado por este seu trabalho. Felicidades

milton lorena disse...

Obrigado Ilo! Fico contente que o trabalho esteja chegando aos jovens. É para eles mesmo que estou tentando mostrar nossas raízes, com esperança de que se interessem em cultivá-las e construam um belo jardim para as nossas melhores memórias.