OS LORENA NO VALE DO PARAÍBA

OS LORENA NO VALE DO PARAÍBA

Segundo estudos genealógicos recentemente conduzidos pelo Professor José Maurício do Prado Júnior, a família Lorena, que se desenvolveu desde Cachoeira Paulista e Aparecida, reconhece como seu ascendente mais remoto, até o presente momento, Francisco José de Lorena, nascido em 1803 e falecido em 1891. Casado com Leopoldina Rosa de Faria, foi o pai de Randolpho José de Lorena, cujo registro de batismo, se acha assentado nos livros da Igreja Matriz de N.S. da Soledade em Delfim Moreira-MG (o Itajubá velho).

Não se conhece detalhes da vida do “Chico Lorena”, como era chamado, mas é certo que ele desceu a Serra da Mantiqueira e veio para o Vale do Paraíba, provavelmente em busca de melhores condições de trabalho e de sobrevivência. Não há notícia de outros filhos seus, sabe-se que era músico e seresteiro e, segundo algumas referências, faleceu e foi sepultado, conforme o costume da época, junto à Igreja Matriz de Santo Antonio, em Cachoeira Paulista. As escassas informações, entretanto, não impedem que nele se entreveja a fértil e generosa semente de tantos e tão talentosos descendentes.


Referência a Francisco José de Lorena, em artigo do professor Carlos da Silveira, catedrático aposentado do Instituto de Educação, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo, publicado na Revista do Arquivo Municipal, v. L, 1938, p. 129-154 . Recorte da pag. 146, nota de rodapé nº 7.

5 comentários :

Anônimo disse...

Achei muito legal,mas acredito qye falte algumas informaçoes,que eu tambem sei.

Anônimo disse...

Acredito ter mais informaçoes sobre os Lorena,mas não desejo publicar,somente manifestar que faço parte desta familia.

milton lorena disse...

Olá, Anônimo Lorena!
Primeiramente quero agradecer pela gentileza de sua visita e a sua boa avaliação do nosso trabalho. O objetivo, além de informar e preservar a memória dos Lorenas, é criar também um ponto de referência e aproximação para os atuais representantes da família. Respeito a sua posição, mas não posso deixar de lamentar que você não deseje compartilhar conosco as suas informações. Existem muitas perguntas para as quais não temos respostas e da 5ª geração dos Lorenas, a minha, restam muito poucos representantes como fontes de informações. Apreciaria muitíssimo se pudessemos nos corresponder por e-mail. Tenho muitos outros materiais e curiosidades (não dá pra por tudo no blog), além de outros projetos em andamento. Se você faz parte da família, ficaremos felizes em hospedá-lo na nossa árvore genealógica e, se assim desejar, continuaremos respeitando o seu anonimato.

abraços

miltonlorena@gmail.com

Unknown disse...

estou contente em poder participar com meu simples porem util comentario, sou bisneto do vovo lorena, sou neto da carmen lorena, casada com murilo marcondes, sou um dos seis filhos da eny marcondes e se puder ajudar com estas informações estou ao seu dispor, moro em sj dos campos, meu nome é darwin marcondes.

milton lorena disse...

Caro primo Darwin!
Obrigado pela sua participação. Este espaço é nosso, para nos conhecermos e divulgarmos o que recebemos de melhor dos nossos grandes e queridos antepassados. Volte sempre! Abraços

Milton