BRASÃO DE ARMAS DA LORENA





BRASÃO DE ARMAS DA LORENA


O escudo de armas dos duques da Lorena é brasonado "de ouro à banda de goles (vermelho) carregada de três alerions de prata." O primeiro portador e transmissor deste brasão foi Ferry I, sire de Bitche (1143-1207).

Segundo a lenda, as três alérions seriam uma referência à formidável proeza de Godofredo de Bulhões, duque da Baixa Lotaríngia que, em 1099, por ocasião da tomada de Jerusalém, durante o assalto à Torre de Davi, ao atirar a sua lança, trespassou as três águias em pleno vôo, de uma só vez. As armas de Lorena simbolizam este acontecimento, um presságio feliz que trouxe a vitória aos cruzados.

Entretanto, estas figuras parecem, também, situar-se na lógica das armas representativas como oriundas de um anagrama. « ALERION » poderia ser um anagrama de « LOREINA », ortografia algumas vezes utilizada para designar aquela província (mas, então, por que três alérions?).

Outra hipótese é que o brasão seja derivado da casa de Alsácia, de onde os duques de Lorraine são provenientes. Os condes da Baixa Alsácia usavam "vermelho à banda de prata contornada por coticas floreadas do mesmo" e os da Alta-Alsácia usavam "vermelho à banda de ouro e seis coroas do mesmo, três em chefe e três invertidas em ponta”. Os duques de Lorena escolheram "de ouro à banda de vermelho” e colocaram as três pequenas águias, que acabaram estilizadas heraldicamente nas alerions.


Baixa Alsácia    Alta Alsácia




Ainda, segundo uma hipótese mais provável, os duques de Lorena teriam escolhido, de ouro à banda de goles, em razão de suas ligações com Sacro Império Germânico e com a casa de Hohenstaufen. E colocaram as três pequenas águias, estilizadas nas alérions, sobre a banda vermelha (goles) que seriam referências à Santíssima Trindade, tanto quanto aos Três Bispados da Lorena (Toul, Metz e Verdun).

A linhagem da Casa de Lorena remonta a Gerard da Alsacia († 1070), feito duque de Lorena pelo Imperador Henrique III. Esta linhagem reinou sobre o ducado da Lorena entre 1048-1453 e 1484-1736, e sobre o ducado de Bar entre 1484-1736. Em 1736, Francisco III, duque de Lorena, casou-se com Maria-Teresa de Habsburgo, herdeira desta casa e sendo ele eleito Imperador dos Romanos, em 1745, sua dinastia, se tornou a dos Habsburgo-Lorena.

O título de "duque de Lorena” é atualmente usado pelo arquiduque Otto von Habsburg (nascido em 1912), filho mais velho do último imperador austríaco Charles I, e que por fidelidade aos seus antepassados se faz nomear "duque de Bar”. Estes títulos são meramente de cortesia, e não são historicamente justificados.

Atualmente, o brasão com o cardo incluido, foi modernizado e redesenhado pela artista Charlélie Couture,  de Nancy, e serve de logo ao Conselho Regional da Lorena.



Logo do Conselho Regional da Lorena em Nancy

A cidade de Nancy foi, ao longo dos tempos, submetida a inúmeros assédios. Carlos V de Lorena se esforçou para reparar a cidade. Levantou novos monumentos , protegeu o comércio, e deu a Nancy nova importância, gerando uma forte admiração do povo pela Casa de Lorena. Em 1670 o exército francês entrou em Nancy saqueando o palácio ducal e apoderando-se dos Arquivos e do Tribunal de Contas. O ducado da Lorena e sua capital Nancy recuperaram a soberania e independência em 1698, através do Tratado de Ryswick.
Em 1736, o filho do duque Leopoldo, François, se casa com Maria Tereza de Áustria, e intercambia com o rei da França Luis XV, o ducado da Lorena pela Toscana. Este fato provoca um grande descontentamento popular e alguns protestos contra a imposição do domínio francês. Por esta razão, Luis XV efetua um processo de transição e nomeia como duque da Lorena, seu genro, o ex-rei da Polônia exilado, Stanislas Leszczynski I. Sem dúvida, a administração de Stanislas foi favorável, pois foram levantados novos edifícios e as portas triunfais da cidade, dedicadas a Luis XV. A famosa Praça Stanislas (antiga Praça Real) data desta época, assim como as grandes transformações urbanísticas que hoje caracterizam boa parte da cidade. Com a morte do duque Stanislas em 1766, o ducado da Lorena e sua capital Nancy convertem-se em província da França. A Universidade de Pont-à-Mousson, primeira universidade da Lorena, fundada em 1572, é transferida em 1768 para Nancy e instalada nos antigos edifícios do colégio real. inalmente, a cidade de Nancy se associou ao movimento geral da revolução francesa em 1789.

6 comentários :

Unknown disse...

Meu nome é Henrique Carvalho Lorena, quero saber a origem do sobre nome. Gostei !

milton lorena disse...

Olá, Henrique!
Se você visitar o post imediatamente anterior a este, saberá bem mais do que a origem do nosso nome. Caso as informações disponíveis não sejam inteiramente satisfatórias, o meu e-mail esta à sua disposição para o que mais estiver ao meu alcance. Seria ótimo, também, conhecer um pouco mais sobre você pois temos outros projetos em andamento e este blog, além de informar, tem a finalidade de aproximar todos os Lorenas.

abraços

Unknown disse...

Oi ... td bem? Meu nome é Luiza Helena Lorena. Achei fantástico, criativo e de muito bom gosto.
Parabéns!!!!!!!! Td de bom e de belo.

milton lorena disse...

Tudo ótimo, Luiza!
Obrigado pela visita e pelos comentários! Fico contente que o nosso blog, aos poucos, vá encontrando mais Lorenas. Seja sempre bem vinda!

abraços

Unknown disse...

Oi Milton Lorena !
Gostei de encontrá-lo.
Faço pesquisa sobre os Romualdos de Lorena,cidade de Itariri/SP que aparecem ,seus dados documentais a partir de 1824.
Posso afirmar que sou parente da Rosangela mas não a conheço.
Mais uma coisa chamou-me a atenção:todo os seus antepassados são músicos, assim como a minha família o é.Interessante,inclusive com uma mulher também.Gostaria de saber se a ligação com seus parentes.
Um abraço.

milton lorena disse...

Caro João
Você poderia, por gentileza, entrar em contato comigo através do botão amarelo de Contatos? Também gostaria de saber se há parentesco entre os nossos Lorenas.

abraços