Depois de muito empenho e dedicação, Laurimar Passos obteve finalmente o reconhecimento público das autoridades locais para o projeto original da bandeira de Lorena.
PROJETO BANDEIRA DE LORENA
O Projeto Bandeira de Lorena, tem como objetivo restaurar a imagem da bandeira da cidade, uma vez que, não se sabe quando e nem por quem, foi o pavilhão redesenhado em total desacordo com a sua configuração oficial. Como a maioria das pessoas desconhece o desenho original, vem se perpetrando um erro que, ao mesmo tempo, constitui uma afronta ao município e uma ilegalidade.
IMAGEM OFICIAL
IMAGEM FORA DO PADRÃO
O projeto é uma iniciativa da sra. Laurimar Alves dos Passos Ferreira, que vem promovendo uma mobilização para a padronização do pavilhão oficial da cidade, e para qual convidamos a todos os que aqui venham a reconhecê-lo, a envidarem esforços para que Lorena seja representada por uma única bandeira, conforme a sua concepção original.
Foi em visita à residência do sr. Ricardo Gomes Figueira, no dia 01 de novembro de 2015, quando a mentora deste projeto teve conhecimento das circunstâncias que levaram o autor a participar do concurso para a escolha da bandeira do município, bem como dos detalhes que inspiraram a sua criação.
Ele usou as cores vermelho e branco simbolizando a casa do Conde de Sarzedas, Bernardo José de Lorena, que outorgou seu nome à cidade. A flor-de-lis foi concebida como representação da pureza da padroeira espiritual da cidade, Nossa Senhora da Piedade, e a cruz patriarcal dupla, em negro, representando a fé cristã do povo lorenense. Na mesma ocasião, foi quando ela soube que diversas instituições da cidade exibem uma imagem aviltada da bandeira, fora do padrão e, ao constatar o desânimo do autor com a desconsideração ao símbolo municipal, não titubeou em obter sua autorização para tentar fazer alguma coisa e colocou suas mãos à obra.
Elaborou e levou pessoalmente o projeto de restauração da Bandeira de Lorena à Câmara Municipal, ao Tenente Soares, Relações Públicas institucionais do 5° BIL, ao Secretário da Educação municipal, professor Júlio Brebal e encaminhou petição ao Google para que sejam revistas as inúmeras publicações do símbolo na rede. Além disso, criou camisetas para sua divulgação e vem mobilizando pessoas para maior valorização da identidade do município através da correta representação de seu principal símbolo cívico. E, determinada, segue sob o firme propósito: “O NOSSO OBJETIVO É FAZER COM QUE SE CUMPRA A LEI.”
DESCRIÇÃO DA BANDEIRA DE LORENA
A Bandeira do Município de Lorena foi concebida como um pavilhão de fundo vermelho, tendo ao centro, em primeiro plano, uma flor-de-lis, sobreposta à cruz patriarcal de Lorena, com dois braços, em segundo plano. O vermelho e o branco, simbolizam as cores da Casa do Conde de Sarzedas, Bernardo José de Lorena, Governador da Província de São Paulo, que elevou a antiga Freguesia de N. S. da Piedade à condição de Vila, com o nome de Lorena. A flor-de-lis, em plano de absoluto destaque, evoca a pureza da Padroeira de Lorena, Nossa Senhora da Piedade. A cruz patriarcal com dois braços, Cruz de Lorena, em negro, sua cor heráldica original, representa a fé cristã do povo lorenense. A bandeira foi adotada oficialmente por Lei Municipal nº 507, de 09-08-1965, e entregue ao município, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, em 14-11-1966.
Ricardo Gomes Figueira, nascido em Lorena, em 15 de novembro de 1941, publicitário e jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi, em São Paulo, foi o vencedor do concurso para a criação da Bandeira de Lorena, realizado em 1964. Na mesma ocasião, o Pe Fausto Santa Catarina, salesiano e músico renomado foi o vencedor com a composição da música do Hino de Lorena, cuja letra já existia, criada por Francisco Ferreira Leite, primoroso poeta e exímio sonetista local. Definidos e escolhidos os símbolos da cidade, foram oficialmente adotados em 1965.
Transcrição da Lei Municipal que regulamenta e oficializa a Bandeira de Lorena.
PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA
Lei nº 507 de 9 de agosto de 1965
Institui a Bandeira de Lorena.
Antonio Tisséo, Prefeito Municipal de Lorena, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,
FAÇO SABER que a Câmara Municipal decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Art. 1º - Fica adotada a Bandeira de Lorena, conforme modelo anexo, de autoria de Ricardo Gomes Figueira, com fundo em goles, tendo ao centro, sobrepostas, a Cruz de Lorena, em sable, e a flor de lis, em prata.
Art. 2º - Na confecção da bandeira referida no artigo anterior serão adotadas as seguintes proporções: a largura representará 1/6 (um sexto) vezes a altura; a cruz, bem ao centro terá seus braços maiores de comprimento igual a metade da largura total da bandeira; a largura dos braços da cruz será de 0,16 (dezesseis centímetros) da largura da bandeira e o braço menor terá o comprimento igual a metade dos maiores; a flor de lis terá a maior largura igual a 0,2 (dois décimos) da largura da bandeira e a altura maior igual a 0,56 (cinquenta e seis) centésimos da altura da bandeira.
Art. 3º A presente lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.
P.M. de Lorena, 9 de agosto de 1965
ANTONIO TISSÉO
Prefeito Municipal
Registrada e publicada na Diretoria Geral da Secretaria da Prefeitura Municipal, aos 9 de agôsto de 1965.
DOMINGOS JOSÉ ANTUNES
Diretor Geral da Secretaria
Veja também:
Nenhum comentário :
Postar um comentário