MILTON LORENA


MILTON LORENA

Cachoeira Paulista

*1915 +1941




Milton Lorena, foi o segundo filho homem do Maestro José Randolfo Lorena, casou-se com Benilda, ainda muito jovem, e tiveram 4 filhos: Izilda Lorena, José Lorena, Silvia Lorena e Edy Lorena.

Nascido e criado em um ambiente onde a música e o oxigênio sempre foram sinônimos, desenvolveu-se como um ritmista de grande sensibilidade e em 1928, com apenas 13 anos já figurava ao lado dos experientes músicos da Jazz Band Apparecidense, transitando com competência e desembaraço entre os rítmos e as complexas cadências do jazz norte-americano.

"Um mestre da bateria!", assim o define o testemunho do amigo e orgulhoso discípulo, o também baterista cachoeirense, Monteiro, ainda entre nós. E acrescenta,“...que, além de manter uma base segura para os improvisos, demonstrava uma tranqüila igualdade de condições com os demais músicos, nunca se intimidando, quando chamado ao diálogo característico do requintado gênero musical.”
E o jovem de temperamento arrebatado e impulsivo, encontrou na vibrante pulsação dos instrumentos de percussão o meio mais adequado para a expressão musical de sua forte personalidade. Precoce na vida e na arte, ceifado no auge da juventude por uma febre tifóide, deixou de forma dramática, aos 26 anos de idade, sua esposa, seus filhos ainda crianças e uma irreparável lacuna entre aqueles que sempre fizeram da música o substrato depurador da própria existência.





GALERIA DE FOTOS DE
MILTON LORENA




Aos 13 anos, com seu pai, o Maestro Lorena e
a Jazz-Band Apparecidense, em 1928.





Milton, a esposa Benilda e as filhas Izilda e Silvia.



Izilda Lorena





Sylvia Lorena aos 5 anos, em 1944.





José Milton Lorena, seu filho.





Milton Lorena, primeiro aniversário em 19-04-1916,
foto com dedicatória do Maestro Lorena, à sua avó.





Curiosa semelhança fisionômica entre Milton Lorena e
Bernardo José de Lorena, o 5º Conde de Sarzedas.

5 comentários :

Unknown disse...

Ola, Primo!

Mais um gol de placa!!! Bem interessante a comparacao de fisionomia entre o tio Milton e o Bernardo Lorena.

Grande abraco, Jr.

milton lorena disse...

Obrigado primo!

Achei que poderiamos desempenhar uma ponta no emaranhado de enígmas que foi a vida no nobre Bernardo, contribuindo com essa intrigante curiosidade.

Anônimo disse...

Andei vasculhando fotos aqui em casa e pude notar a semelhança dos traços do rosto de meu bisavô com os seus parente , algo que vale salientar é a forma da orelha que é muito semelhante

abraços Milton e parabens pelo otimo trabalho

Tania Maria disse...

Parabéns! Um belíssimo trabalho!
Divertido de se ver e comparar os Lorena de ontem com os de hoje que a gente conhece e ama.
Vc Milton, tem uma grande semelhança com Nelson Lorena. Já o Lipe se parece com o outro Milton, o tio Milton, principalmente olhos e sobrancelhas (subianças, como dizia o Jairinho). Adorei.
Da cumadi Tania.

milton lorena disse...

Querida Tânia
Fico feliz em ter você passeando, e se divertindo, por entre as nossas memórias. Sinta-se em casa e deixe-nos sempre as suas impressões. Com elas, sempre aprendemos algo sobre os caminhos que devemos seguir.