ANNUNCIAÇÃO LORENA

 MARIA ANNUNCIAÇÃO LORENA

Maria Annunciação Lorena, nasceu em 25 de Janeiro de 1907 e faleceu em 1º de janeiro de 1996, em Aparecida.
Filha de Oscar Randolpho Lorena e Maria Benedicta Barreto Lorena, foi uma legítima representante da musicalidade presente nos Lorenas.

Jovem, a todos surpreendia com a beleza de sua voz, assim como com a delicadeza melodiosa presente em suas composições. Annunciação Lorena, além de cantora e compositora, era, também, organista da Basílica de Aparecida e junto aos seus irmãos e pais, todos músicos de fina casta, foi um dos pilares, para o mais belo e consistente coro e a mais afinada e harmoniosa orquestra, feitos em honra de Nossa Senhora.

Annunciação Lorena, com a sua arte, colaborou para a formação do acervo musical de uma época culturalmente gloriosa em Aparecida. Escreveu hinos sacros, missas, Ave-Marias, Ofício da Imaculada Conceição e, também, uma série de Prelúdios, marchas e músicas de canto coral.

As composições de Annunciação Lorena, além de servirem ao culto religioso, também enfeitavam “Festivais” em que, outras linguagens - poesia, teatro, dança, eram associadas à música. Espetáculos, nos quais participavam crianças, moças e rapazes, sob a direção de Nágila Félix com figurinos de Adelina Barbosa, supervisão geral de Cida Encarnação e músicas de Annunciação Lorena.

Para o mesmo fim Anunciação Lorena transformou os contos infantis Branca de Neve, Gata Borralheira e Bela Adormecida em operetas cujos personagens eram interpretados pelos muitos e bons artistas da cidade. Geralmente a “peça” era dividida em três atos, e, nos intervalos, um público silencioso se deliciava ouvindo as composições de Oscar Lorena ou as canções a 4 vozes escritas por sua filha Annunciação Lorena, executadas pela orquestra da Família.

Mas...com o passar do tempo e a mudança de valores, muito de bom foi parar no esquecimento. No entanto, eis que no ano de 1970, foi declarado oficial o HINO de APARECIDA de autoria de Annunciação Lorena, composição de 1929, executado pela primeira vez, no mesmo ano, quando foi instalada 1ª Câmara Municipal da cidade.

Annunciação Lorena é nome que jamais deveria ser esquecido pois, a sua arte, sempre presente na vida religiosa e nas reuniões sociais, não só enriqueceu a Aparecida de seu tempo, como deixou a todos nós, aparecidenses, valoroso legado musical, que escreveu brilhantes páginas da História de nossa cidade.


Texto de autoria de Maria da Graça Jacob de Lorena
Professora de piano e sobrinha de Annunciação


COMPOSIÇÕES DE MARIA ANNUNCIAÇÃO


   

Natal-Acalanto ao Menino Jesus. Letra: Isaac Barreto Lorena, Música: Annunciação Lorena. Vozes: Maria da Graça, Maria Regina, Ciomara. Formatação em Powerpoint Vídeo por Milton Lorena 




Ative os players para ouvir ou clique nos links para download:




CANÇÃO DE NINAR



CANÇÃO DA ESTRELA AZUL



TURQUESAS



HINO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA


A gravação do Hino de Aparecida com a Orquestra e Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo integra o CD da Cerimônia de Oficialização do Hino Municipal de Aparecida, realizada em 04/11/78.



HINO DE APARECIDA
Letra: Padre Oscar Chagas CSSR
Música: Maria Annunciação Lorena

I
Ufana, ergue-se Aparecida,
Cidade santa, vitoriosa,
Ao receber, dos filhos livres,
Do amor, a aura carinhosa.

ESTRIBILHO

Aparecida é do Brasil
Recanto doce e primoroso:
Sobre ele estende, a Virgem bela,
Seu manto santo e poderoso.

BIS

Salve, salve,
Salve, salve,
Salve, salve, Aparecida!
Salve, salve, Aparecida!

II
O Santuário de Maria
É oásis santo de bonança.
A liberdade é o seu manto,
Bordado de ouro e de esperança.

ESTRIBILHO

III
Ser livre pode ser aquela
Que é, da pátria, a bela estrela
Iluminando os bons caminhos,
Que cantam glórias e riquezas.

ESTRIBILHO


Mais informações sobre Annunciação Lorena em: 
UMA FAMILIA APARECIDENSE

Nenhum comentário :