A CRUZ DE LORENA

CRUZ DE LORENA



A Cruz de Lorena com duas travessas, anteriormente conhecida como Cruz de Anjou, é uma das figuras da simbologia dos duques d’Anjou, que se tornaram duques de Lorena a partir de 1431 (René d’Anjou, 1409-1480). Chama-se em heráldica, cruz arquiepiscopal ou cruz patriarcal e figura nos brasões e na antiga iconografia dos arcebispos para assinalar essa função. Sua configuração representa a cruz cristã com a tabuleta em  que aparece escrito o título que Poncio Pilatos teria mandado colocar sobre o Cristo: “Jesus de Nazaré Rei dos Judeus” (INRI).
A sua representação teve origem numa das relíquias da Cruz Verdadeira (Vraie Croix) em madeira negra, que se encontrava em Bizâncio no início do século XIII. Depois, passou para Manuel Comnène-à-Germain († 1219), patriarca latino de Constantinopla que a confiou ao bispo Thomas de Hiérapetra, em Creta. Este a doou para Jean II d'Alluye, que a vendeu à abadia de La Boissière, em Anjou
Durante a guerra dos Cem Anos, a relíquia foi guardada em segurança com os jacobinos de Angers e nessa época foi chamada de Cruz de Anjou. Essa relíquia, particularmente venerada pelos duques de Anjou e depois por Luis I de Hungria, (1339-1384) que fez bordar a cruz em sua bandeira foi, depois de 1790, depositada na capela dos Incuráveis de Baugé (Maine-et-Loire), onde se encontra atualmente.


Veja também:






A INVENÇÃO DA CRUZ


A origem e o significado da cruz dupla
e do maior simbolo do
Cristianismo

Clique na imagem para informações.

Nenhum comentário :