A ALMA MUSICAL DO SANTUÁRIO DE N.S.APARECIDA

A ALMA MUSICAL DO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA

Este post intenciona destacar a obra primorosamente elaborada pelo Mestre de Capela Randolpho José de Lorena, indissoluvelmente ligada à Padroeira do Brasil. É uma tentativa de tocar a sensibilidade de quem dispõe de poder e recursos para a restauração deste trabalho único, que personifica com propriedade a sublime "alma musical" do Santuário Nacional de Aparecida.



RANDOLPHO JOSÉ DE LORENA
Retrato a óleo por Nelson Lorena


Maria da Graça Jacob Lorena, pianista e professora de música, bisneta do Maestro RANDOLPHO JOSÉ DE LORENA, detentora de seu preciosíssimo acervo, lutando há longo tempo para viabilizar sua restauração e preservação enviou-nos o texto a seguir.


"Nascido em 18 de Fevereiro de 1843, em Soledade de Itajubá, Randolpho José de Lorena veio para Aparecida em 19 de Julho de 1899, época em que era vigário o Padre Gebardo Wiggermann, para assumir o cargo e a função de organista e mestre de capela da Basílica Nacional, nomeado pelo bispo de São Paulo, Dom Antonio Cândido Alvarenga, aqui permanecendo até a sua morte em 20 de Julho de 1913. Exímio flautista e exímio compositor de Música Sacra – Missas, Ladainhas, Te Deums, Vésperas, Matinas, como, também de músicas profanas - Aberturas, Dobrados, Cavatinas, entre outras. Autodidata, transparece em suas composições a musicalidade, o equilíbrio harmônico, o tratamento adequado das vozes e efeitos instrumentais, próprios dos gênios.
Nas palavras do maestro Sílvio Baccarelli, “Randolpho José de Lorena é o compositor que deverá ocupar a lacuna existente na música Sacra do século XIX”, no Brasil. Duas Missas foram restauradas e executadas pela Orquestra e Coro Baccarelli: A Missa do Espírito Santo e a Missa da Coroação, ambas para orquestra, coro e solos.
Randolpho José de Lorena viveu em Aparecida momento histórico favorável à expansão de seu gênio criador. Generoso, repartiu o seu dom ensinando e formando novos músicos. Constituiu uma família musical que, em Aparecida, teve em Oscar Randolpho Lorena e filhos, os continuadores de sua arte.
A música de Randolpho Lorena representou o apogeu de uma época áurea, favorecendo a Aparecida um lugar de honra no panteão dessa glória. Sua obra, além da abrangência que a caracteriza, constitui o retrato sonoro, fidedigno, da religiosidade vivida, na época, em Aparecida.
Assim entendido, compreende-se a importância da restauração da antiga igreja, mas compreende-se também que, não menos importante é a restauração sonora dessa mesma igreja, pois, ambas se complementam e ambas se completam.
Essa preciosa união é possível, pois, existe um acervo musical disponível, à espera de que “os bons quebrem o seu silêncio” e, conscientemente propiciem que a música de Randolpho José de Lorena ocupe o lugar para o qual foi criada, para a função à qual foi destinada - elevar almas, suscitar preces e render graças à nossa Mãe querida!"


Transcrevemos a seguir uma avaliação da obra de Randolpho José de Lorena, feita pelo professor e maestro Régis Duprat, enviada para Maria da Graça por e-mail.

De: Regis Duprat [mailto:reduprat@usp.br
Enviada em: sexta-feira, 10 de agosto de 2007 LOGAN_YOUR COMANDER_10:00

Minha prezada Maria da Graça

Defronto-me pela primeira vez com as composições e as partituras de Randolpho e nao é tarefa simples. Eu fico imaginando aqui o que não seria ouvir Randolpho numa gravação profissional "comme il faut", como dizem os franceses...


...pude vislumbrar a figura de um compositor de grande força dramática, de originalidade e diversidade na escolha dos elementos expressivos das diversas situações litúrgicas que não deixam de ser, todas, de caráter afetivo e humano.
Notei também um domínio dos recursos corais e orquestrais só presentes num compositor de sólida formação musical e portanto, pertencente a uma estirpe, a uma linhagem que lhe antecede e da qual recebeu o manuseio daqueles recursos que são ao mesmo tempo técnicos e afetivos. Percebe-se a mão, não do curioso amador, mas do profissional da linguagem sonora que  não fica aquém nem vai além das medidas certas, e jamais ultrapassa as soluções do bom gosto, dominando com naturalidade e fluência o discurso musical.


...tudo indica que você tem nas mãos um lindo tesouro que não pode ser oferecido à nossa cultura senão com empreendimentos de alta qualidade técnica e artística. Não importa quanto dure chegar lá, ...a obra de seu ancestral ilustre jamais será reconhecida se não ganhar as roupagens indispensáveis e à altura da sua grandeza.  Precisamos trocar idéias sobre como alcançar esses objetivos que não são fáceis nem factíveis sem uma programação a médio e longo prazo, dada a complexidade das etapas que um projeto desses implica.


...quero ter uma compreensão mais precisa e clara das técnicas e do estilo de Randolpho José de Lorena e, quem sabe, colaborar de alguma forma, ainda que modesta, para que ele tenha lugar assegurado e merecido no Panteon dos nossos grandes músicos.

Um grande abraço, muito grato, 
Régis Duprat

“O Professor Dr. Régis Duprat, carioca de nascimento e radicado em São Paulo, é um dos maiores nomes da musicologia brasileira de todos os tempos. Graduado em história pela FFCLH-USP (1961), tornou-se doutor em musicologia histórica pela UNB (1966). Foi docente do Departamento de Música do ICA-UNB em Brasília (1964-1968), de Pós-graduação em História da UFF em Niterói (1978-1980), do IA-UNESP em São Paulo (1980-1997), professor titular da UNESP e da USP e do Departamento de Música da ECA-USP, em São Paulo (1997-2001). Desde 1993 é sócio honorário da Sociedade Brasileira de Musicologia, e, desde 1994, membro eleito da Academia Brasileira de Música e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.“

Links para download: 

Partituras da Missa da Coroação de Nossa Senhora Aparecida   

http://www.4shared.com/zip/4t9Uz7kC/Partituras_da_Missa_da_Coroaca.html

Missa do Espírito Santo, restaurada e executada pelo Maestro Baccarelli, com orquestra e coral no recinto da Basílica Velha de Aparecida, em gravação de 1992.

1) Kyrie   

2) Glória

3) Laudamus




Missa da Coroação de Nossa Senhora Aparecida, composição do Mestre de Capela Randolpho José de Lorena, de 1904. Gravação em audio-digital pelo maestro Silvio Baccarelli, do acervo da Família Lorena.


Ave Maria, composição de Randolpho José de Lorena (1909), interpretada a capella por Thamy Quintanilha.



  Conheça o acervo e o perfil completo do Maestro e Mestre-Capela: RANDOLPHO JOSÉ DE LORENA

Nenhum comentário :